Chega janeiro, férias das crianças e eu pensava que ia fazer um grande progresso no barco, ledo engano. Mas até que as coisas avançaram.
Fiz o acabamento, interno e externo, do convés e cabine com epóxi
e micro esferas;
Lixei tudo, limpei com vassoura, aspirador de pó, pano com
álcool e apliquei o Galverette.
Mas o que mais me empolgou foi o fato de virar os cascos,
para trabalhar o costado externo.
Aproveitei este mês pra virar os cascos pois
logo vem Carnaval, a galera viaja, e eu preciso de ajuda na virada. Quando desvirar,
termino a pintura interna.
Só com o Galverette já deu outro aspecto.
Vista da proa para a popa.
A popa.
Interno da cabine de boreste, da proa para a popa.
Neste misto de degrau e prateleira pretendo fixar a bússola
e no degrau inferior, os furos são para posicionar a mesa de navegação.
Cabine de bombordo com a prateleira e suporte para a mesa do
fogão.
No processo de virada dos cascos colocamos o de boreste na
rua. Viramos o de bombordo, dentro da garagem “estaleiro”, depois viramos o de
bombordo na calçada e por fim o colocamos de volta na garagem.
O suporte com rodinhas que fiz se mostrou muito resistente.
O melhor de tudo é que não ouvi nenhum “crek”.
O casco de bombordo sendo virado no “estaleiro”.
Nos dois vídeos a seguir pode-se ver o casco apoiado pela lateral.
O casco de boreste sendo virado na calçada. A propósito, não
sou pavão mas desta vez consegui chamar a atenção de quem passava.
Os cascos, agora em nova posição de trabalho. Os mesmos
suportes são usados nesta posição.
Essa é a galera do braço forte. Da esquerda para a direita
temos: Rodrigo e Bruno (sobrinhos); Sergio (irmão); Fernando e Denis
(sobrinhos); Juan (amigo).
Custo
|
Item
|
9,6
|
dois pinceis de 2"
|
17,75
|
parafusos de inox para janelas e
presilhas das gaiutas
|
1479
|
Galverette 4 galões; primer EPA 2
galões; um frasco de Sicaflex
|
12
|
recipiente para medida de compoentes
de pintura
|
4
|
fita crepe
|
R$
18968,82
Horas
trabalhadas neste mês: 37
Total de
horas trabalhadas: 779
Fevereiro de 2015
Mês de filetagens da junção do costado superior e inferior, proa e popa.
Ah, como choveu este mês. Que bom pro sistema cantareira, mas onde estou construindo caiu uma verdadeira tromba d´agua, que derrubou várias árvores. ainda bem que a direção do vento foi do lado mais protegido da garagem (estaleiro).
Região entre costado superior e inferior.
Mês de filetagens da junção do costado superior e inferior, proa e popa.
Ah, como choveu este mês. Que bom pro sistema cantareira, mas onde estou construindo caiu uma verdadeira tromba d´agua, que derrubou várias árvores. ainda bem que a direção do vento foi do lado mais protegido da garagem (estaleiro).
Região entre costado superior e inferior.
O mesmo na popa, notem o contorno branco (resina).
Devido a chuva resolvi impregnar a porção frontal dos
cascos, pois a chuvarada me deixou preocupado. Na verdade não posso cobrir o
barco, com plástico, até a cura completa da parte filetada.
A proa dos cascos, com a metade frontal, aplicada a primeira demão de resina epoxi. Muito me agrada o aspecto da madeira após aplicar a resina.
Importante: na filetagem feita na junção dos costados inferior
e superior, mesmo tendo fixado com parafusos
a cada 40 cm (conforme apresentado em janeiro de 2014), agora que virei os cascos notei algumas aberturas, as quais enchi
de resina. Na parte interna fiz uma filetagem arredondada nesta junção (um dia será mais fácil de varrer).
Na popa o “skeg” fiz a furação onde, mais tarde, será
amarrado o leme.
Utilizei o sistema apresentado pelo Marcos (http://policat-marcosvela.blogspot.com.br/),
onde primeiramente faz-se um furo e preenche com resina. Na resina, faz-se o furo
que terá contato direto com o cordame de amarração, evitando-se assim, que haja
qualquer infiltração de água nesta região. Vejam como ficou.
O skeg sem a furação.
A mesma região, agora furada e preenchida com resina.
Observação: O Marcos fez um furo oblongo que contemplava
toda esta região, eu fiz furos individuais, só pra economizar na resina.
Agora com o furo para a amarração do leme. Isso se repete em
quatro pontos do “skeg”. Pretendo fazer o mesmo trabalho nos lemes.
Terminei a filetagem do casco, agora é arredondar os cantos
e partir para a laminação.
Custo
|
Item
|
650
|
55 m2(160 g/m2)
de tecido de fibra de vidro triaxial (50m x 1,1m); refil da mascara; 1 kg de
Aerosil; espátula de plástico; corante
|
R$
19618,82
Horas
trabalhadas neste mês: 37
Total de
horas trabalhadas: 816
Março de
2015
Apesar da chuva, não posso reclamar do progresso na
construção. Arredondei a quilha, o Stern “proa na região de junção dos
costados”. Também laminei toda a quilha e stern.
Trabalhei bastante nos lemes, laminando a porção inferior,
complementei a espessura na região superior, fiz o rebaixo no local da
amarração e impregnei tudo com epóxi.
Este é um dos lemes, com os oblongos que foram preenchidos
com resina epóxi.
Esta é a extremidade inferior do leme, de um lado já
laminado, lixado e com a resina no oblongo.
A parte superior do leme recebeu uma placa de 6 mm de cada
lado, o que aumentou sua espessura para casar com a mesma região no Skeg. Ainda
falta o encaixe para a cana do leme.
A quilha devidamente laminada. Notem as camadas de fibra de vidro.
Só na laminação da quilha gastei 1,150 Kg de resina epóxi em
cada casco.
Pelo projeto original, é aplicada uma “fita” que abrange
cada um dos costados em aproximadamente 75 mm. Após a laminação dos costados, três camadas de 200 g/m2 se sobrepõem, totalizando de 600 g/m2 , na região da quilha.
Esquema conforme projeto original.
Pensei muito em como aproveitar o tecido de fibra de vidro. Isso
resultaria em grande desperdício de material se cortado linearmente sem
emendas, ou com várias emendas, já que o tecido possui largura de 1,1 metros.
Eu fiz da seguinte forma: cortei tecido de 1,1 x 7,5 metros.
Deste cortei duas peças de 0,55 x 7,5 m e destas cortei uma fita com 0,20 x 7,5
m e outra de 0,35 x 7,5 m.
Assim, fiz a laminação em duas camadas, de proa a popa, em cada uma das quilhas laminei uma “fita” de
0,20 x 7,5 m, pela manhã e sobre esta uma segunda “fita” de 0,35 x 7,5 m a
tarde.
Esquema conforme minha construção.
Observação: o tecido que usei é triaxial de 160 g/m2 , isso reduziria a
espessura na região da quilha, da forma que fiz tenho quatro camadas de 160 g/m2
, com total de 640 g/m2 , apenas um pouco acima do previsto no
original.
Resultado: construtor satisfeito!!
Custo
|
Item
|
9,8
|
dois pinceis de 2"
|
15
|
cantoneira de aluminio para placa
solar; rebites;
|
27,61
|
luvas descartáveis ( embalagem com
cem)
|
2250
|
Velas: mestra e genoa (depósito da
metade do valor)
|
14,4
|
valor do doc
|
9,8
|
dois pinceis de 2"
|
9,8
|
dois pinceis de 2"
|
R$
21955,23
Horas
trabalhadas neste mês: 48
Total de
horas trabalhadas: 864
Este mês também encomendei as velas, com o Roberto Costa
Sousa Filho do “estaleiro artesanal” www.estaleiroartesanal.blogspot.com
.
Uma vela mestra e uma genoa em dracon custam R$ 4.500,00.
Dei sinal com a metade do valor, e pago a outra metade na entrega.
Creio que já posso dizer que meu barco é um veleiro !!
Abril de 2015
Este mês, por motivos de saúde na família, não foi possível fazer grandes avanços na construção.
Apenas tratei de alguns detalhes dos lemes, arredondamentos, filetagens, laminação e iniciei a construção das canas dos lemes.
No total trabalhei 6 horas, mas não gastei nenhum centavo.
R$ 21955,23 (custo total até esta faze)
Horas trabalhadas neste mês: 6
Total de horas trabalhadas: 870
Desejo a mim mesmo mais sorte (trabalho) pra o próximo mês !!
Desejo a mim mesmo mais sorte (trabalho) pra o próximo mês !!
Maio de 2015
Este mês trabalhei mais de 50% a mais do que no mês
passado...
Me superei, com um total de 10 horas trabalhadas, rrsss.
Bem, ao menos lixei os cascos que estão prontos para a
laminação. Também comprei uns itens a mais.
Paciência, paciência!
Custo
|
Item
|
176,77
|
Inversor 12 para 110 Volts de 1000 Watts
|
807,41
|
12 kilos de resina epoxi
|
14,4
|
doc para Barracuda
|
66,41
|
trasportadora - Rio de Janeiro para
São Paulo
|
R$ 23020,22
Total de horas trabalhadas: 880
Junho de 2015
Enfim conjuguei o verso mais terrível "TRABALHEI", mas em se tratando do meu barco isto é um prazer.
Neste mês trabalhei 46 horas, o que me permitiu laminar todo o casco e também aplicar a massa de resina epoxi com aerosil e micro esferas de vidro. Maravilha, apesar de ser lamentável que fotos não descrevam bem esta fase do trabalho.
R$ 23.091,82
Total de horas trabalhadas: 926
Julho de 2015
Um dos trabalhos mais árduos da construção é lixar a fibra de vidro, você fica com coceira em todos os lugares em que o pó encosta. Depois, tem que lixar a massa de micro esfera, mas ai o negócio é menos complicado.
As imagens a seguir não são muito representativas deste trabalho, pois o casco aparece todo manchado.
Também apliquei a massa nas tampas dos paiois e cabines, mas com um corante pra poder identificar os lugares onde devo lixar e aplicar mais Galverette. Esse corante foi de indicação dos amigos da "Avipol" e sinceramente, funciona muito bem quando a superfície já é branca, sobre a madeira laminada tem pouca influência.
Estes são os cascos já laminados, aplicada massa e lixados.
Uma das tampas das cabines, com retoques de massa com corante azul.
Junho de 2015
Enfim conjuguei o verso mais terrível "TRABALHEI", mas em se tratando do meu barco isto é um prazer.
Neste mês trabalhei 46 horas, o que me permitiu laminar todo o casco e também aplicar a massa de resina epoxi com aerosil e micro esferas de vidro. Maravilha, apesar de ser lamentável que fotos não descrevam bem esta fase do trabalho.
Custos
|
Itens
|
7,6
|
três lixas de ferro 40 para lixar os
cascos
|
29
|
dois rolos de lã para laminação dos
cascos
|
5
|
duas lixas de ferro 40
|
20
|
um rolo de lã e um pincel de 2"
|
10
|
5 lixas 180
|
R$ 23.091,82
Total de horas trabalhadas: 926
Julho de 2015
Um dos trabalhos mais árduos da construção é lixar a fibra de vidro, você fica com coceira em todos os lugares em que o pó encosta. Depois, tem que lixar a massa de micro esfera, mas ai o negócio é menos complicado.
As imagens a seguir não são muito representativas deste trabalho, pois o casco aparece todo manchado.
Também apliquei a massa nas tampas dos paiois e cabines, mas com um corante pra poder identificar os lugares onde devo lixar e aplicar mais Galverette. Esse corante foi de indicação dos amigos da "Avipol" e sinceramente, funciona muito bem quando a superfície já é branca, sobre a madeira laminada tem pouca influência.
Estes são os cascos já laminados, aplicada massa e lixados.
Uma das tampas das cabines, com retoques de massa com corante azul.
A parte interna da tampa anterior, também com alguns retoques.
O próximo passo é aplicar Galverette em todo o casco e novamente corrigir os defeitos com massa, isto quando a chuva der uma trégua.
A propósito, paguei a segunda parcela das velas que encomendei com o amigo Roberto Costa do estaleiro artesanal www.estaleiroartesanal.blogspot.com . Não vejo a hora de por as mãos nestas velas.
... e alguns dias depois...
Vejam como estão ficando os cascos com a aplicação do Galverette, um galão em cada casco.
Os costados a proa.
O stern a popa. Agora consigo visualizar os defeitos para corrigi-los com massa epoxi.
...mais alguns dias, e ...
Próximo passo é lixar e aplicar o Galverette nas regiões onde foi aplicada a massa.
Uma vez retocado com o Galverette o casco voltou a cor branca. Então apliquei o Primer e lixei.
Horas trabalhadas este mês: 48
Custo total: R$ 26.639,52
Total de horas trabalhadas: 974
Agosto de 2015
Mês de agosto e o tempo à gosto de Deus, um pouco de umidade e chuvas fracas, o que me impediu de pintar o barco. Ao menos pintei as tampas das gaiutas, ainda não tirei fotos mas prometo publica-las em breve.
Aproveitei o tempo pra pensar e preparar o futuro, assim andei cortando e colando uns pau que vou chamar de remo, para um futuro bote de apoio. Minha intenção é construir um dingue D4 cuja planta é grátis na net.
Estes são os remos, ainda inacabados, estou pensando em aplicar óleo de linhaça e verniz. Se alguém tiver sugestões eu agradeço!
Horas trabalhadas este mês: 10 - não anotei as horas trabalhadas nos remos, pois eles não fazem parte do projeto do Tiki 26.
Custo total: R$ 26.731,22
Total de horas trabalhadas: 984
Setembro de 2015
Vou tentar justificar a performance de construção ridícula que tem nos assolado nos últimos meses!
"Chuva e mais chuva nos dias em posso trabalhar no barco e muito sol nos dias em que não posso trabalhar".
Reclamações a parte, neste mês trabalhei 16 horas, todas dedicadas a pintura.
O próximo passo é aplicar Galverette em todo o casco e novamente corrigir os defeitos com massa, isto quando a chuva der uma trégua.
A propósito, paguei a segunda parcela das velas que encomendei com o amigo Roberto Costa do estaleiro artesanal www.estaleiroartesanal.blogspot.com . Não vejo a hora de por as mãos nestas velas.
... e alguns dias depois...
Vejam como estão ficando os cascos com a aplicação do Galverette, um galão em cada casco.
Os costados a proa.
O stern a popa. Agora consigo visualizar os defeitos para corrigi-los com massa epoxi.
...mais alguns dias, e ...
Com os cascos brancos pude ver os pequenos defeitos na superfície. Pequenos defeitos mas em grande quantidade.
Acima a proa e abaixo a popa.
Custo
|
Item
|
5
|
duas lixas 50
|
2250
|
segunda parcela das velas
|
16
|
plástico para proteger a garagem
"estaleiro" durante a pintura
|
579,62
|
dois galões de galverette (R$235,31
cada) e um pistola de pintura pequena (R$109)
|
664,58
|
dois galões de tinta PU Interthane
990 branco e um galão interthane 990 azul
|
18
|
um litro de tiner e duas canecas para
medida
|
14,5
|
rolo de lã
|
Uma vez retocado com o Galverette o casco voltou a cor branca. Então apliquei o Primer e lixei.
Horas trabalhadas este mês: 48
Custo total: R$ 26.639,52
Total de horas trabalhadas: 974
Agosto de 2015
Mês de agosto e o tempo à gosto de Deus, um pouco de umidade e chuvas fracas, o que me impediu de pintar o barco. Ao menos pintei as tampas das gaiutas, ainda não tirei fotos mas prometo publica-las em breve.
Aproveitei o tempo pra pensar e preparar o futuro, assim andei cortando e colando uns pau que vou chamar de remo, para um futuro bote de apoio. Minha intenção é construir um dingue D4 cuja planta é grátis na net.
Estes são os remos, ainda inacabados, estou pensando em aplicar óleo de linhaça e verniz. Se alguém tiver sugestões eu agradeço!
Custo
|
Itens
|
27
|
Tinner (1087) fita crepe larga,
cartolina
|
28,7
|
madeira para remos
|
36
|
diluente para tinta PU
|
Horas trabalhadas este mês: 10 - não anotei as horas trabalhadas nos remos, pois eles não fazem parte do projeto do Tiki 26.
Custo total: R$ 26.731,22
Total de horas trabalhadas: 984
Setembro de 2015
Vou tentar justificar a performance de construção ridícula que tem nos assolado nos últimos meses!
"Chuva e mais chuva nos dias em posso trabalhar no barco e muito sol nos dias em que não posso trabalhar".
Reclamações a parte, neste mês trabalhei 16 horas, todas dedicadas a pintura.
Custo
|
Item
|
21,24
|
uma roda para o suporte do barco e um
óculos de segurança
|
140
|
transporte das velas de Florianópolis
para São Paulo
|
14,8
|
Doc transferência bancária para
transporte das velas
|
75,65
|
sedex da genoa
|
Custo total: R$ 26.982,91
Total de horas trabalhadas: 1000
Outubro de 2015
Mais 18 horas de pintura. Os cascos estão quase prontos, faltando os conveses e cabines.
Custo total: R$ 27.005,21
Total de horas trabalhadas: 1018
Novembro de 2015
Finalmente terminei a pintura externa dos cascos, agora vamos a desvirada.
Pintei o fundo e linha d´agua na cor azul turquesa, a qual me agradou muito.
Como ficou a pintura na papa.
Oh lugar apertado!! Restaram, no máximo 40 centímetros para se passar entre os cascos, o trabalho fica mais difícil, mas vamos a luta.
Próximos passos, desvirar os cascos e pintar conveses e cabines. Até lá !!!
No dia 29/11/2015, com ajuda de sobrinhos, irmãos e amigos desviramos os cascos !! ...beleza!!
A turma do braço forte, ponta pra entrar em ação.
Acima e abaixo, o casco de bombordo posto no meio fio.
Este é o casco de boreste, desvirado dentro da garagem.
Findo o mês de novembro.
Custo total: R$ 27232,69
Total de horas trabalhadas: 1026
Dezembro de 2015
No mês de dezembro gastei pouquíssimo apenas 29 reais com fita crepe e solvente. O trabalho também foi pouco,só 26 horas.
Com relação ao acabamento que fiz nos conveses e cabine, após a primeira aplicação de Galverette, notei que não ficou boa. ainda aparecia a textura do tecido de fibra de vidro.
Solução, apliquei massa epoxi com esferas de vidro, com um corante azul para poder ver melhor os detalhes.
Vejam como ficou;
O conves a proa. Ah! colei os suportes para a viga de proa.
As cabines.
Após a aplicação da massa, lixei tudo e apliquei o Galverette e primer nas popas. Dá um bom trabalho fazer isso, pois precisa proteger todo o costado o qual já está terminado.
Custo total: R$ 27261,69
Total de horas trabalhadas: 1052
Total de horas trabalhadas: 1000
Outubro de 2015
Mais 18 horas de pintura. Os cascos estão quase prontos, faltando os conveses e cabines.
Custo
|
Item
|
8,8
|
fita crepe
|
13,5
|
engate rápido para pintola de pintura
(3 peças macho)
|
Custo total: R$ 27.005,21
Total de horas trabalhadas: 1018
Novembro de 2015
Finalmente terminei a pintura externa dos cascos, agora vamos a desvirada.
Pintei o fundo e linha d´agua na cor azul turquesa, a qual me agradou muito.
Como ficou a pintura na papa.
Oh lugar apertado!! Restaram, no máximo 40 centímetros para se passar entre os cascos, o trabalho fica mais difícil, mas vamos a luta.
Próximos passos, desvirar os cascos e pintar conveses e cabines. Até lá !!!
No dia 29/11/2015, com ajuda de sobrinhos, irmãos e amigos desviramos os cascos !! ...beleza!!
A turma do braço forte, ponta pra entrar em ação.
Acima e abaixo, o casco de bombordo posto no meio fio.
Custos
|
Item
|
72,48
|
dois litros de diluente (GTA 713)
para tinta PU
|
48
|
borrachas para suporte dos cascos
|
51
|
tecido de proteção para os suportes
|
34
|
caibros para os suportes
|
22
|
parafusos para suporte
|
Custo total: R$ 27232,69
Total de horas trabalhadas: 1026
Dezembro de 2015
No mês de dezembro gastei pouquíssimo apenas 29 reais com fita crepe e solvente. O trabalho também foi pouco,só 26 horas.
Com relação ao acabamento que fiz nos conveses e cabine, após a primeira aplicação de Galverette, notei que não ficou boa. ainda aparecia a textura do tecido de fibra de vidro.
Solução, apliquei massa epoxi com esferas de vidro, com um corante azul para poder ver melhor os detalhes.
Vejam como ficou;
O conves a proa. Ah! colei os suportes para a viga de proa.
As cabines.
Após a aplicação da massa, lixei tudo e apliquei o Galverette e primer nas popas. Dá um bom trabalho fazer isso, pois precisa proteger todo o costado o qual já está terminado.
Custo total: R$ 27261,69
Total de horas trabalhadas: 1052
Parabéns pelo trabalho e tenho certeza que vai valer a pena.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho e pelo detalhamento das contas e horas trabalhadas.
ResponderExcluirNunca vi isso, e, com certeza será de utilidade para muita gente.
Ficou lindo. Adoro barco
ResponderExcluir