Construção 2015

Janeiro de 2015

Chega janeiro, férias das crianças e eu pensava que ia fazer um grande progresso no barco, ledo engano. Mas até que as coisas avançaram.

Fiz o acabamento, interno e externo, do convés e cabine com epóxi e micro esferas;
Lixei tudo, limpei com vassoura, aspirador de pó, pano com álcool e apliquei o Galverette.


Mas o que mais me empolgou foi o fato de virar os cascos, para trabalhar o costado externo. 

Aproveitei este mês pra virar os cascos pois logo vem Carnaval, a galera viaja, e eu preciso de ajuda na virada. Quando desvirar, termino a pintura interna.


Só com o Galverette já deu outro aspecto.


Vista da proa para a popa.


A popa.


Interno da cabine de boreste, da proa para a popa.



Neste misto de degrau e prateleira pretendo fixar a bússola e no degrau inferior, os furos são para posicionar a mesa de navegação.


Cabine de bombordo com a prateleira e suporte para a mesa do fogão.


No processo de virada dos cascos colocamos o de boreste na rua. Viramos o de bombordo, dentro da garagem “estaleiro”, depois viramos o de bombordo na calçada e por fim o colocamos de volta na garagem.
O suporte com rodinhas que fiz se mostrou muito resistente.

O melhor de tudo é que não ouvi nenhum “crek”.


O casco de bombordo sendo virado no “estaleiro”.

Nos dois vídeos a seguir pode-se ver o casco apoiado pela lateral.





O casco de boreste sendo virado na calçada. A propósito, não sou pavão mas desta vez consegui chamar a atenção de quem passava.


Os cascos, agora em nova posição de trabalho. Os mesmos suportes são usados nesta posição.


Essa é a galera do braço forte. Da esquerda para a direita temos: Rodrigo e Bruno (sobrinhos); Sergio (irmão); Fernando e Denis (sobrinhos); Juan (amigo).

Custo
Item
9,6
dois pinceis de 2"
17,75
parafusos de inox para janelas e presilhas das gaiutas
1479
Galverette 4 galões; primer EPA 2 galões; um frasco de Sicaflex
12
recipiente para medida de compoentes de pintura
4
fita crepe

R$ 18968,82
Horas trabalhadas neste mês: 37
Total de horas trabalhadas: 779

Fevereiro de 2015

Mês de filetagens da junção do costado superior e inferior, proa e popa.
Ah, como choveu este mês. Que bom pro sistema cantareira, mas onde estou construindo caiu uma verdadeira tromba d´agua, que derrubou várias árvores. ainda bem que a direção do vento foi do lado mais protegido da garagem (estaleiro).

Região entre costado superior e inferior.


Chanfro de resina com Aerosil, pra depois aplicar a fibra de fidro.


O mesmo na popa, notem o contorno branco (resina).

Devido a chuva resolvi impregnar a porção frontal dos cascos, pois a chuvarada me deixou preocupado. Na verdade não posso cobrir o barco, com plástico, até a cura completa da parte filetada.


A proa dos cascos, com a metade frontal, aplicada a primeira demão de resina epoxi. Muito me agrada o aspecto da madeira após aplicar a resina.

Importante: na filetagem feita na junção dos costados inferior e superior,  mesmo tendo fixado com parafusos a cada 40 cm (conforme apresentado em janeiro de 2014), agora que virei os cascos notei algumas aberturas, as quais enchi de resina. Na parte interna fiz uma filetagem arredondada nesta junção (um dia será mais fácil de varrer).

Na popa o “skeg” fiz a furação onde, mais tarde, será amarrado o leme.

Utilizei o sistema apresentado pelo Marcos (http://policat-marcosvela.blogspot.com.br/), onde primeiramente faz-se um furo e preenche com resina. Na resina, faz-se o furo que terá contato direto com o cordame de amarração, evitando-se assim, que haja qualquer infiltração de água nesta região. Vejam como ficou.


O skeg sem a furação.


A mesma região, agora furada e preenchida com resina.

Observação: O Marcos fez um furo oblongo que contemplava toda esta região, eu fiz furos individuais, só pra economizar na resina.


Agora com o furo para a amarração do leme. Isso se repete em quatro pontos do “skeg”. Pretendo fazer o mesmo trabalho nos lemes.

Terminei a filetagem do casco, agora é arredondar os cantos e partir para a laminação.

Custo
Item
650
55 m2(160 g/m2) de tecido de fibra de vidro triaxial (50m x 1,1m); refil da mascara; 1 kg de Aerosil; espátula de plástico; corante

R$ 19618,82
Horas trabalhadas neste mês: 37

Total de horas trabalhadas: 816

Março de 2015

Apesar da chuva, não posso reclamar do progresso na construção. Arredondei a quilha, o Stern “proa na região de junção dos costados”. Também laminei toda a quilha e stern.

Trabalhei bastante nos lemes, laminando a porção inferior, complementei a espessura na região superior, fiz o rebaixo no local da amarração e impregnei tudo com epóxi.


Este é um dos lemes, com os oblongos que foram preenchidos com resina epóxi.


Esta é a extremidade inferior do leme, de um lado já laminado, lixado e com a resina no oblongo.


A parte superior do leme recebeu uma placa de 6 mm de cada lado, o que aumentou sua espessura para casar com a mesma região no Skeg. Ainda falta o encaixe para a cana do leme.


A quilha devidamente laminada. Notem as camadas de fibra de vidro.

Só na laminação da quilha gastei 1,150 Kg de resina epóxi em cada casco.

Pelo projeto original, é aplicada uma “fita” que abrange cada um dos costados em aproximadamente 75 mm. Após a laminação dos costados, três camadas de 200 g/m2  se sobrepõem, totalizando de 600 g/m2  , na região da quilha.

Esquema conforme projeto original.

Pensei muito em como aproveitar o tecido de fibra de vidro. Isso resultaria em grande desperdício de material se cortado linearmente sem emendas, ou com várias emendas, já que o tecido possui largura de 1,1 metros.

Eu fiz da seguinte forma: cortei tecido de 1,1 x 7,5 metros. Deste cortei duas peças de 0,55 x 7,5 m e destas cortei uma fita com 0,20 x 7,5 m e outra de 0,35 x 7,5 m.

Assim, fiz a laminação em duas camadas, de proa a popa,  em cada uma das quilhas laminei uma “fita” de 0,20 x 7,5 m, pela manhã e sobre esta uma segunda “fita” de 0,35 x 7,5 m a tarde. 

Esquema conforme minha construção.

Observação: o tecido que usei é triaxial de 160 g/m2 , isso reduziria a espessura na região da quilha, da forma que fiz tenho quatro camadas de 160 g/m2 , com total de 640 g/m2 , apenas um pouco acima do previsto no original.

Resultado: construtor satisfeito!!

Custo
Item
9,8
dois pinceis de 2"
15
cantoneira de aluminio para placa solar; rebites;
27,61
luvas descartáveis ( embalagem com cem)
2250
Velas: mestra e genoa (depósito da metade do valor)
14,4
valor do doc
9,8
dois pinceis de 2"
9,8
dois pinceis de 2"

R$ 21955,23
Horas trabalhadas neste mês: 48
Total de horas trabalhadas: 864


Este mês também encomendei as velas, com o Roberto Costa Sousa Filho do “estaleiro artesanal” www.estaleiroartesanal.blogspot.com .

Uma vela mestra e uma genoa em dracon custam R$ 4.500,00. Dei sinal com a metade do valor, e pago a outra metade na entrega.

Creio que já posso dizer que meu barco é um veleiro !!


Abril de 2015

Este mês, por motivos de saúde na família, não foi possível fazer grandes avanços na construção.
Apenas tratei de alguns detalhes dos lemes, arredondamentos, filetagens, laminação e iniciei a construção das canas dos lemes.

No total trabalhei 6 horas, mas não gastei nenhum centavo.

R$ 21955,23 (custo total até esta faze)
Horas trabalhadas neste mês: 6
Total de horas trabalhadas: 870

Desejo a mim mesmo mais sorte (trabalho) pra o próximo mês !!

Maio de 2015

Este mês trabalhei mais de 50% a mais do que no mês passado...
Me superei, com um total de 10 horas trabalhadas, rrsss.

Bem, ao menos lixei os cascos que estão prontos para a laminação. Também comprei uns itens a mais.
Paciência, paciência!

Custo
Item
176,77
Inversor  12 para 110 Volts  de 1000 Watts
807,41
12 kilos de resina epoxi
14,4
doc para Barracuda
66,41
trasportadora - Rio de Janeiro para São Paulo


R$ 23020,22
Total de horas trabalhadas: 880

Junho de 2015

Enfim conjuguei o verso mais terrível  "TRABALHEI", mas em se tratando do meu barco isto é um prazer.

Neste mês trabalhei 46 horas, o que me permitiu laminar todo o casco e também aplicar a massa de resina epoxi com aerosil e micro esferas de vidro. Maravilha, apesar de ser lamentável que fotos não descrevam bem esta fase do trabalho.

Custos
Itens
7,6
três lixas de ferro 40 para lixar os cascos
29
dois rolos de lã para laminação dos cascos
5
duas lixas de ferro 40
20
um rolo de lã e um pincel de 2"
10
  5 lixas 180


R$ 23.091,82
Total de horas trabalhadas: 926

Julho de 2015

Um dos trabalhos mais árduos da construção é lixar a fibra de vidro, você fica com coceira em todos os lugares em que o pó encosta. Depois, tem que lixar a massa de micro esfera, mas ai o negócio é menos complicado.

As imagens a seguir não são muito representativas deste trabalho, pois o casco aparece todo manchado.
Também apliquei a massa nas tampas dos paiois e cabines, mas com um corante pra poder identificar os lugares onde devo lixar e aplicar mais Galverette. Esse corante foi de indicação dos amigos da "Avipol" e sinceramente, funciona muito bem quando a superfície já é branca, sobre a madeira laminada tem pouca influência.


Estes são os cascos já laminados, aplicada massa e lixados.


Uma das tampas das cabines, com retoques de massa com corante azul.


A parte interna da tampa anterior, também com alguns retoques.

O próximo passo é aplicar Galverette em todo o casco e novamente corrigir os defeitos com massa, isto quando a chuva der uma trégua.

A propósito, paguei a segunda parcela das velas que encomendei com o amigo Roberto Costa do estaleiro artesanal  www.estaleiroartesanal.blogspot.com . Não vejo a hora de por as mãos nestas velas.

... e alguns dias depois...

Vejam como estão ficando os cascos com a aplicação do Galverette, um galão em cada casco.


Os costados a proa.



O stern a popa. Agora consigo visualizar os defeitos para corrigi-los com massa epoxi.

...mais alguns dias, e ...


Com os cascos brancos pude ver os pequenos defeitos na superfície. Pequenos defeitos mas em grande quantidade. 

Acima a proa e abaixo  a popa.


Próximo passo é lixar e aplicar o Galverette nas regiões onde foi aplicada a massa.

Custo
Item
5
duas lixas 50
2250
segunda parcela das velas
16
plástico para proteger a garagem "estaleiro" durante a pintura
579,62
dois galões de galverette (R$235,31 cada) e um pistola de pintura pequena (R$109)
664,58
dois galões de tinta PU Interthane 990 branco e um galão interthane 990 azul
18
um litro de tiner e duas canecas para medida
14,5
rolo de lã

Uma vez retocado com o Galverette o casco voltou a cor branca. Então apliquei o Primer e lixei.

Horas trabalhadas este mês: 48
Custo total: R$ 26.639,52
Total de horas trabalhadas: 974

Agosto de 2015

Mês de agosto e o tempo à gosto de Deus, um pouco de umidade e chuvas fracas, o que me impediu de pintar o barco. Ao menos pintei as tampas das gaiutas, ainda não tirei fotos mas prometo publica-las em breve.

Aproveitei o tempo pra pensar e preparar o futuro, assim andei cortando e colando uns pau que vou chamar de remo, para um futuro bote de apoio. Minha intenção é construir um dingue D4 cuja planta é grátis na net.


Estes são os remos, ainda inacabados, estou pensando em aplicar óleo de linhaça e verniz. Se alguém tiver sugestões eu agradeço!



Custo
Itens
27
Tinner (1087) fita crepe larga, cartolina
28,7
madeira para remos
36
diluente para tinta PU

Horas trabalhadas este mês: 10  - não anotei as horas trabalhadas nos remos, pois eles não fazem parte do projeto do Tiki 26.

Custo total: R$ 26.731,22
Total de horas trabalhadas: 984

Setembro de 2015

Vou tentar justificar a performance de construção ridícula que tem nos assolado nos últimos meses!

"Chuva e mais chuva nos dias em posso trabalhar no barco e muito sol nos dias em que não posso trabalhar".

Reclamações a parte, neste mês trabalhei 16 horas, todas dedicadas a pintura.

Custo
Item
21,24
uma roda para o suporte do barco e um óculos de segurança
140
transporte das velas de Florianópolis para São Paulo
14,8
Doc transferência bancária para transporte das velas
75,65
sedex da genoa
Custo total: R$ 26.982,91
Total de horas trabalhadas: 1000

Outubro de 2015

Mais 18 horas de pintura. Os cascos estão quase prontos, faltando os conveses e cabines.

Custo
Item
8,8
fita crepe
13,5
engate rápido para pintola de pintura (3 peças macho)

Custo total: R$ 27.005,21
Total de horas trabalhadas: 1018

Novembro de 2015

Finalmente terminei a pintura externa dos cascos, agora vamos a desvirada.


Pintei o fundo e linha d´agua  na cor azul turquesa, a qual me agradou muito.


Como ficou a pintura na papa.



Oh lugar apertado!! Restaram, no máximo 40 centímetros  para se passar entre os cascos, o trabalho fica mais difícil, mas vamos a luta.

Próximos passos, desvirar os cascos e pintar conveses e cabines. Até lá !!!



No dia 29/11/2015, com ajuda de sobrinhos, irmãos e amigos desviramos os cascos !! ...beleza!!

A turma do braço forte, ponta pra entrar em ação.




Acima e abaixo, o casco de bombordo posto no meio fio.




Este é o casco de boreste, desvirado dentro da garagem.



Findo o mês de novembro.

Custos
Item
72,48
dois litros de diluente (GTA 713) para tinta PU
48
borrachas para suporte dos cascos
51
tecido de proteção para os suportes
34
caibros para os suportes
22
parafusos para suporte

Custo total: R$ 27232,69
Total de horas trabalhadas: 1026


Dezembro de 2015

No mês de dezembro gastei pouquíssimo apenas 29 reais com fita crepe e solvente. O trabalho também foi pouco,só 26 horas.

Com relação ao acabamento que fiz nos conveses e cabine, após a primeira aplicação de Galverette, notei que não ficou boa. ainda aparecia a textura do tecido de fibra de vidro.
Solução, apliquei massa epoxi com esferas de vidro, com um corante azul para poder ver melhor os detalhes.
Vejam como ficou;

O conves a proa.  Ah! colei os suportes para a viga de proa.

As cabines.

Após a aplicação da massa, lixei tudo e apliquei o Galverette  e primer nas popas. Dá um bom trabalho fazer isso, pois precisa proteger todo o costado o qual já está terminado.

Custo total: R$ 27261,69
Total de horas trabalhadas: 1052

3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho e tenho certeza que vai valer a pena.

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  2. Parabéns pelo trabalho e pelo detalhamento das contas e horas trabalhadas.
    Nunca vi isso, e, com certeza será de utilidade para muita gente.

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