Tiki e James Wharran

Significado de Tiki.

Tiki na cultura Polinésia significa "Deus". Geralmente é representado em pedra ou madeira. 
As lendas relacionadas a Tiki são muito marcantes no Havaí e na Ilha de Pascoa. Na época em que o Havaí foi colonizado pelos Maori, a Lenda de Tiki foi mesclada com elementos Maori e passou a ser representada de forma mais artística principalmente em pinturas corporais. 
Tiki ou Tikis é um Deus que embora seja único, possui várias formas ou personalidades, sendo os 4 principais os tikis: Ku (guerra), Lono (paz e fertilidade), Kane(luz e vida), e Kanaloa (mar).




James Wharram é um inglês que estudou a cultura e principalmente as embarcações polinésias, descritas em relatos de exploradores e mesmo com informações insuficientes,  a partir da década de 60, projetou e construiu catamarans de tamanho variados, mas sempre com base nos catamarans encontrados na polinésia antiga. A qual diga-se de passagem, este povo não dominava o trabalho com metais e assim implementavam soluções originais e muito bem aplicáveis até os dias atuais.
Os projetos de James Wharram, hoje difundidos pelo mundo, possibilitaram que muitas pessoas tivessem acesso a vela, ao mar e a liberdade, bem como encontramos relatos de grandes travessias em todos os oceanos. http://wharram.com/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário