Construção 2013

26 de dezembro de 2012, chegou a planta do TIKI 26, foi praticamente meu presente de Natal.

Janeiro de 2013, estudei a parte inicial do projeto e parti para a compra das ferramentas:

Custo
Item
1732.52
Planta do barco
732.53
Serra tico tico Makita
Lixadeira de cinta Makita
Grampo sargento (2x)
Grampo marceneiro (8x)
Óculos de proteção (1x)
Lâminas para serra tico tico
12
extensão 220V
20
Pregos de cobre
179.16
12 Sarrafos de 4.4 cm X 1.9 cm
4 Sarrafos de 2.5 cm X 1.9 cm
1360
10 peças Compensado de cedro naval de 6 mm (R$ 98.12 cada)
01 peça  Compensado naval de 18 mm (R$ 225.85)
01 Compensado comum de 15 mm (cavaletes)
5.9
Grafite para lapiseira

Já investi R$ 4.042,11 e vejam, a seguir, como está o barco.


Por enquanto é só um amontoado de placas e sarrafos.

Fevereiro de 2013, agora posso dizer que estou construindo um .... algo.

Algo muito importante antes de iniciar a construção do barco, propriamente dita, foi fazer alguns cavaletes, para servirem de suporte no corte das madeiras.
Fiz oito cavaletes, a partir de um compensado comum de 15 mm, e foram realmente muito úteis.
Basta cortar o compensados de 2200 x 1600 nas linhas finas, por dobradiças e um cabo fino para limitar a abertura.



Fiz os primeiros traços nas placas e cortei as anteparas sempre com placas sobrepostas, para garantir, que em ambos os cascos as anteparas sejam iguais.


Além dos sargentos fixando as placas, ainda coloquei dois parafusos, para garantir o alinhamento durante o corte.



R$ 4.042,11 anterior

Custo
Item
28
Dobradiças para cavalete; cano de PVC para curvas ; Régua para traçado
265
Resina epoxi + catalizador (1Kg), aerosil e micro esferas (100 g), máscara, espátula, balança eletrônica.
15.8
luvas descartáveis, uma caixa com cem pares.

 R$ 4.350,91
Total de horas trabalhadas 39,5 horas

Este mês todas as anteparas foram cortadas.

Março de 2013

Fiz a união das placas, para formar a parte inferior, do costado do casco de bombordo.
Cortei o perfil inferior da quilha, conforme desenho da planta, com ajuda de uma curva francesa ou melhor, um cano de PVC apoiado em pregos. Também colei o sarrafo de reforço.

Primeiro ERRO: As placas de compensado naval da Europa medem 2,44 x 1,22 metros, mas no Brasil o padrão é de 2,20 x 1,60 m, o que nos dá 0,55 metros quadrados a mais, mas em compensação destrói todo o estudo de aproveitamento das placas, encontrado na primeira folha do conjunto de plantas.

Além disso, tive de recalcular o local de união, para que esta não ficasse no local de apoio das anteparas (Ohh meleca). 


Outra coisa:

Comprei 10 sargentos, mas sugiro no mínimo 20, o ideal talvez sejam 30. Posteriormente comprei mais 10.


Custo
Item
5
pincel (3)
822.15
12 Kg de resina para impregnação; 4 Kg de resina para colagem; 3 Kg de micro esfera; 1 Kg de aerosil (Silica Pirogênica)
13.4
preço do DOC para a Barracuda
58
Frete do Rio de Janeiro para São Caetano do Sul
10
04 pinceis

R$ 5.259,46
Horas trabalhadas neste mês: 18,5
Total de horas trabalhadas: 58

Abril de 2013


Traçado e corte das rodas de proa e popa. Costura das rodas de proa e popa ao costado e quilha, com fio de cobre. Construí dois suportes para posicionar o casco na vertical. Montei, alinhei e iniciei a colagem e filetagem.





Minha intenção era fazer as cabines um pouco mais altas. Abandonei essa idéia mais tarde, e voltei ao projeto original.


Mudei o perfil superior da proa e popa.


Ao menos vai ficas diferente dos que já vi na net.

Neste mês gastei pouco, pois o trabalho foi mais demorado e acho que estou aprendendo a trabalhar com a resina e sílica pirogênica “Aerosil”.


Custo
Item
10,8
brocas para costura da quilha
7,2
corda para ajuste do costado as anteparas
20
pincel (3); espátulas (3); serra de aço rápico (2)
6
Espátulas de plástico (duas)

R$ 5.303,46 – total do investimento até esta etapa.
Horas trabalhadas neste mês: 26
Total de horas trabalhadas: 84




Esta é a parte interna da proa antes da filetagem.




A mesma região, agora completamente filetada.
Na roda de proa é colocada uma grande quantidade de resina. A cura da resina epóxi gera calor “reação exotérmica”. MUITO cuidado, se aquecer demais pode degradar a resina, o negocio é fazer camadas sucessivas, com intervalos de uma hora.

Esta primeira colagem aqueceu bastante. Até pelo lado de fora do compensado, pude sentir o calor.  Entrei em contato com a Barracuda, mas me asseguraram que isto ainda era aceitável.


Este tipo de problema não ocorre na colagem das anteparas.

Maio de 2013

Este mês foi uma sucessão de filetagens na quilha e anteparas.
Também cortei as placas que compõem os beliches e fiz uma mudança na parte abaixo dos beliches. Esta região foi toda laminada com fibra de vidro de 330 gr/m2 .Sei que isto não consta no projeto, mas se você guardar qualquer coisa que possa danificar a resina, vai ter infiltração na madeira, coisa que não quero.

Vejam como ficou:


Quilha ao centro, e notem a textura do tecido de fibra de vidro em ambos os lados do costado. O projeto original prevê esta laminação apenas na região da quilha, e com apenas uma camada de tecido. Eu fiz em toda a parte abaixo dos beliches, e duas camadas sobrepostas na quilha.



Custo
Item
326,74
Duas folhas de compensado naval, de espessura 10 mm (Leo Madeiras) p/ beliches
30,8
tecido de fibra de vidro (R$7.70 / m2)   4 m2
16,8
Pilcel (3) de 2"
209,22
02 Kg Epoxi , 10 m2 tecido de vidro 330 g/ m2 , (1 rolo tira bolhas , 1 rolo de lã para pintura (ABCOL) não usei)

R$ 5887,02 – total do investimento até esta etapa.
Horas trabalhadas neste mês: 28
Total de horas trabalhadas: 112


Junho de 2013

Neste mês cortei, impregnei e colei os beliches.
É claro, gastei uma grana.

Custo
Item
67,06
10 grampos de marceneiro de 4" (R$63.65) + 02 brocas chatas para madeira , 1" e 1/2" (R$1.96 + R$1.46)
854,94
Resina Epoxi 16 kg + Aerosil (silica pirogênica) 01 kg
20
Pilcel (3) de 2"; lixa (2 folhas)

R$ 6829,02 – total do investimento até esta etapa.
Horas trabalhadas neste mês: 24
Total de horas trabalhadas: 136


Este é um dos beliches, já colado.

Julho de 2013

Este mês trabalhei bastante. Lixei e impregnei a parte interna do casco. Parei a construção deste casco de bombordo, e iniciei a construção do casco de boreste.



Casco de bombordo totalmente impregnado. Sem as tampas.


Agora com as tampas.

Fiz um apoio para os pés nos paiois de proa com laminação até a metade docostado, pois é neste local que vou colocar as âncoras. Vejam como ficou;



Até aqui foram 145 horas de trabalho.


Agora dei inicio ao casco de boreste:


Uni as placas que formam o costado, recortei a quilha, costurei os costados e montei nos suportes.




                              Colagem dos sarrafos de reforço. É aqui que precisa de 30 sargentos.

                           Nesta etapa precisei de ajuda para colocar a "maria mole" na posição correta.



                               Popa do casco de boreste.




Custo
 Item
611,48
Compensado naval de 6 mm , 6 peças
4,5
folhas de lixa, 5
6,5
01 Pincel de 3"
28,5
plástico para cobertura
30
Pregos de cobre
108
sarrafos do costado de boreste
28
plástico para cobertura
16
Pinceis (4)
10
Caixinha do marceneiro - corte dos reforços dos beliches
4,8
Lixas
71,2
rodas 4 (R$ 11.04 cada) ; 2 lixas cinta 80 (R$12.61) e 2 lixas cinta 120 ( R$14.42)
7,2
pilceis (3)


R$ 7755,20 – total do investimento até esta etapa.
Horas trabalhadas neste mês: 64
Total de horas trabalhadas: 200

Agosto de 2013


Na verdade temos a repetição de tudo o que foi feito no casco de bombordo.

Custo
Item
626,98
Resina exopi (12 Kg)
14,4
valor do doc
72,39
tecido de fibra de vidro(330g/m2 ) ( 5 m lineares x 1.30 m + 3 pinceis)
104
madeiras para os suportes dos cascos
R$8572,97 – total do investimento até esta etapa.
Horas trabalhadas neste mês: 22,5
Total de horas trabalhadas: 222,5


Setembro de 2013

Custo
Item
13
parafusos para suportes
4,6
pincel 2"
3
lixa 120  (3)
16,8
eixos de aço para o suporte
4,6
um pincel de 2"
5
lixas (5)
2,4
lixas (3) para massa

R$ 8622,37 – total do investimento até esta etapa.
Horas trabalhadas neste mês: 16,5
Total de horas trabalhadas: 239

Com 230 horas trabalhadas, os dois cascos se encontravam no mesmo ponto da construção. Então passei a trabalhar em ambos, para mante-los sempre iguais.



Os cascos lado  a lado.


Vista de frente dos cascos. A garagem "estaleiro" tá ficando pequena.


Outubro de 2013

Neste mês trabalhei pouquíssimo, fiz alguns testes de resina com 25% de micro esferas para eliminar algumas imperfeições nos beliches e filetes. Comecei a a me preparar para fazer acabamento nas regiões internas.


Custo
Item
5,25
broca de 3/4"
10
pinceis 2
791,18
dois galões de Galverette; dois galões de Primer EPA ; um galão de tinta PU.
435,68
compressor (429.00) e um bico de ar
96,68
pistola de pintura
42,5
mangueira e engate rápido para compressor
6,9
conexão para compressor e parafusos para suporte dos cascos
11,5
conexões para compressor
11,8
Tiner (1 litro)

R$10033,86
Horas trabalhadas neste mês: 13,5
Total de horas trabalhadas: 252,5


Novembro de 2013

Embora tenha observado opiniões contrárias decidi trabalhar com o Galverette, pois minha intensão é que o barco dure décadas, e quem sabe, meus filhos venham a desfrutar de um barco bem construído.

Apliquei o Galverette abaixo dos beliches, tampas dos beliches e paióis de proa.
Também arredondei os lemes. Exagerei na vontade e então...  ...aqueceu de arrebentou a lixa $$$ lá se foi mais grana, compro outra lixa no próximo mês.

R$10033,86
Horas trabalhadas neste mês: 16,5
Total de horas trabalhadas: 269



Acima o compartimento de carga, abaixo de um beliche.


Para aplicar o Galverette precisa de uma pistola de pintura com bico maior que 1,7 mm, pois a minha entupiu algumas vezes.

Dezembro de 2013

Completei o arredondamento dos lemes, apliquei primer EPA abaixo dos beliches, preparei o complemento do costado de bombordo e comecei a posiciona-lo. Para se posicionar o complemento do costado, que é a parte superior do costado, é sempre bom ter ajuda pois a peça é grande e flexível.
Olhando a parte interna dos cascos já comecei a sonhar com as velejadas, portanto comprei uma bússola.

Custo
Item
17,83
lixa de cinta para lixadeira makita (2 peças)
160
duas taboas (jequitibá)  para serem cortadas em sarrafos para o costado superior
304,17
bússola
30
corte dos sarrafos dos complementos superiores dos costados
10
três pinceis de 1"
4
 50 parafusos para fixação dos complementos dos costados


R$10559,86
Horas trabalhadas neste mês: 26
Total de horas trabalhadas: 295


Meus sobrinhos me deram uma força para colocar os cascos nos novos suportes.


Novo suporte na popa.


Novo suporte na proa.

Aconteceu algo, no mínimo interessante: como estou construindo numa garagem e pelo portão é possível ver a construção, um garoto passou na rua e começou a cantar a música tema do filme Titanic.
Será isso um presságio?

Bem, de qualquer forma, vou caprichar mais no ano que vem!

5 comentários:

  1. Muito legal as informações da construção do seu TiKi... com certeza sera um barco bem construído.

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  2. Muito legal, seu detalhamento de custo e de trabalho é impressionante. Estou construindo o meu, e assumi a construção de outro para um amigo, mas não chego nem perto desta capacidade. Parabéns!

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  3. Existem no mercado nacional placas de compensado naval nas medidas de 250x160. Por favor, especifique que tecido voce pretende utilizar no costado e qual voce utilizou na parte interna. O projeto prevê um tecido de 220g/m2, e eu utilizei o 330g/m2. Não há necessidade de laminar interiormente, embora essa laminação suponha uma resistencia e sobretudo um custo e trabalho extras significativos. Nos projetos em plyglass não contemplam essa possibilidade pois está provado (sobretudo nos tikis) que quando o mesmo finalizado confere uma robustez muito grande e mais que suficiente aos esforços exigidos. Seu trabalho está muito "clean" Parabéns!

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  4. Amigo,

    Parabéns pela iniciativa e empenho, logo logo seu barco estará no mar velejando conosco. Continue firme.

    Abração,

    Dinho

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  5. Muito bom seu trabalho. Uma curiosidade, qual espessura dos compensados das anteparas.

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