Construção 2014

Janeiro de 2014

Mês de janeiro, época de férias, mas pra mim é uma oportunidade de trabalhar no barco.

Instalei os complementos dos costados, em ambos os cascos. Deu um trabalhão e precisei de ajuda para posicionar corretamente, prendi tudo com parafusos e uma vez confirmado o posicionamento soltava um pouco os parafusos, passava cola e apertava novamente os parafusos. Depois filetei o degrau formado na parte interna, para dar mais resistência.


Esta é a proa de bombordo, notem os parafusos de fixação os quais foram removidos após cura da cola. Isto foi feito de proa a popa.



O volume interno aumenta bastante com a parte de cima do costado instalada.

Custo
Item
10
parafusos para fixação dos complementos dos costados (50); dois pinceis de 1"
20
seis pinceis de 1"

R$10589,86
Horas trabalhadas neste mês: 55
Total de horas trabalhadas: 350
Isto é praticamente a metade da construção, já que são previstas 700 horas. Pelo andar do trabalho, mais um ano e eu terei meu barco. É melhor nem pensar, e vencer uma etapa de cada vez.

A média mensal de gastos no ano de 2013 foi de R$882,50 com média de 29,2 horas de trabalho por mês.

Fevereiro de 2014


Uma vez concluída a instalação dos complementos dos costados é hora de colar os apoios das vigas.


 Isto é exibido na planta como “backing pad por front beam” e “backing pad for 2 cross beam”.
Fiz estes apoios primeiramente com compensado de 10 mm e sobrepus uma placa de madeira maciça de 20 mm, para dar mais resistência.

Custo
Item
100
madeira para os reforços dos cascos de apoio as vigas
713,92
12 kg de resina epoxi para impregnar e 1 kg de Aerosil (sílica pirogênica)
14,4
custo do Doc
6,8
dois pinceis de 1"
49
sarrafos para reforço das cabines
62
Frete do Rio de Janeiro para São Caetano do Sul (Barracuda)

R$11535,98
Horas trabalhadas neste mês: 30
Total de horas trabalhadas: 380


Março de 2014 

Colagem e reforço na proa e popa, término da filetagem interna, lixamentos e duas demãos de resina epóxi na parte interna dos cascos.


Agora sim ta com jeitão de barco.



Nesta foto é possível ver a placa de união do costado e o respectivo filete, em ângulo, para melhorar a resistência e o acabamento futuro.


Este, com cara de nada com coisa nenhuma, é este que vos escreve.

Custo
Item
16,8
dois pinceis de 1" e dois de 2"
984,4
4 placas de compensado de cedro naval 6 mm; 2 placas de 10 mm; uma placa de 20 mm
18
6 metros de plástico para cobertura do casco de bombordo (o anterior rasgou)
20
corte das longarinas do convés
7,8
dois pinceis de 2"
5,6
pincel de 1" e peneira para tinta
2,5
soquete para lâmpada

R$12591,08
Horas trabalhadas neste mês: 24,5
Total de horas trabalhadas: 404,5

Abril de 2014

Neste mês trabalhei bastante, mas não gastei um centavo.

Lixei a parte interna limpei com vassoura, aspirador de pó, pano com álcool e apliquei o Galverette. Instalei alguns sarrafos do convés de popa e comecei a colocar os conveses.


O Galverette é espesso e elimina muitos defeitos do acabamento, além de ser bem resistente e difícil de lixar, até mesmo com a lixadeira orbital.


Os sarrafos postos abaixo do convés ficam muito flexíveis, por isso coloquei mais um na parte inferior, formando uma viga (fiquei satisfeito com o resultado).


Usei uma série de grampos, sobre um apoio de madeira,  para fixar o convés.


O convés de popa visto pelo lado interno. Notem que os sarrafos abaixo do convés apresentam um perfil de “T”.

Vai é dar trabalho pra impregnar com epoxi, a parte interna do convés (Ohh, lugar apertado!)

R$12591,08

Horas trabalhadas neste mês: 39,5
Total de horas trabalhadas: 444

Maio de 2014

O mês de maio foi todo dedicado a instalação dos conveses.
No projeto original, os conveses são todos unidos no sentido longitudinal, e depois é feito um arremate com uma longarina na superfície superior. Resolvi não fazer dessa forma, pois creio que isto prejudica o formato final em arco.
Coloquei placas individuais e uni na transversal, Vejam o resultado.


 Na proa uni três placas, portanto duas uniões.


Esta também é a proa.


Esta é a popa de boreste, notem que faltou um pouco no comprimento, instalado posteriormente com facilidade.

Os conveses foram colados com sobra lateral de material o qual, após a cura da resina, filetei a junção entre costado e convés e por fim, cortei com serra tico-tico, lixei com a lixadeira de cinta e arredondei a borda (isso dá um trabalhão).


O resultado final na proa.

Custo
Item
9,8
dois pinceis de 2`
15,5
uma caixa de luvas, com cem luvas

R$12616,38

Horas trabalhadas neste mês: 37
Total de horas trabalhadas: 481

Junho de 2014

Uma vez concluída a instalação dos conveses, chegou o momento de montar as cabines.

Primeiramente, o degrau formado entre o teto e a lateral da cabine não me agrada, pois vai incomodar as costas da tripulação. Assim, fiz um quadro na cabine e colei teto e laterais neste quadro, o que aumenta e resistência e logicamente o peso, mas creio que ficou bom.


Coloquei estes sarrafos ao longo das laterais das cabines. A colagem do teto e laterais foi fácil, mas...  é claro, aquele velho problema da dimensão do compensado nacional voltou a atacar, e tive de fazer uma emenda.



Olha ai o teto, faltando um pedaço!! Novamente usei parafusos para unir tudo os quais retirei, após a cura do epóxi (tranqüilo).

Custo
Item
20
pagamento pelo corte das longarinas das cabines
372
Rádio VHF fixo (rádio 350 ; frete 22)
3
parafusos (20) para fixação das lateraia da cabine + broca para pré furo
663,39
Resina epoxi 12 kg (Barracuda)
14,4
valor do doc
3
picel de 1/2"
R$ 13692,17
Horas trabalhadas neste mês: 34
Total de horas trabalhadas: 515

Julho de 2014


Mais um mês bem aproveitado. Filetei interna e externamente as cabines, laminei a junção entre costado e lateral da cabines (conforme projeto original), traçado e corte das janelas e gaiutas, arredondamento da junção teto/lateral das cabines.


As janelas de boreste.


Abri duas gaiutas em cada casco.


Vista interna da cabine, de proa para popa.

Custo
Item
35,5
balança eletrônica ( a anterior pifou)
212
antena do rádio VHF
60
frete da antena
240,1
cintas de lixa; balança tipo pescador; fecho rápido; cabo 14 mm para âncora; fogão de duas bocas; óculos de proteção

R$ 14239,77
Horas trabalhadas neste mês: 61,5
Total de horas trabalhadas: 576,5

Agosto de 2014

Voltei a trabalhar nos conveses, agora com a laminação com tecido de fibra de vidro.

Esta laminação é feira entre convés e lateral. Aqui uma advertência: o raio entre convés e lateral deve ser de aproximadamente 10 milímetros, se não a fibra não copia o formato. Sofri um bocado!!


As popas já laminadas. Ficaram realmente bonitas. Dá vontade de deixar assim mesmo, sem pintura!


Meia cabine laminada e ainda faltando recortar o excesso de fibra, na janela e gaiuta.

Custo
Item
35
plástico para cobertura de um casco
149,6
fibra de vibro; tecido de 200 gr/m2 ; 20 metros
235
pistola de pintura com bico de 4 mm
9,8
pincel de 2 " para aplicar epoxi
19
4 pinceis de 2”

R$ 14688,17
Horas trabalhadas neste mês: 27,5
Total de horas trabalhadas: 604

Setembro de 2014


Vamos em frente, devagar e sempre. Este mês foi praticamente todo dedicado a laminação externa das cabines e convés. Além disso, ainda colei os sarrafos de contorno das gaiutas.


A parte frontal da cabine já laminada.


As proas laminadas e com a borda do paiol.


A cabine com as bordas já coladas.

Custo
Item
22
5 pinceis de 2"
74,8
fibra de vidro 10 m2

R$ 14784,97
Horas trabalhadas neste mês: 26
Total de horas trabalhadas: 630

Outubro de 2014

Fiz os degraus das cabines, uma prateleira na cabine de bombordo, cortei a madeira para as tampas dos paióis e das gauitas. Também cortei o policarbonato das janelas e comecei a colar a moldura eterna das janelas.


Os degraus do casco de boreste. (No de cima pretendo instalar uma bússola; no de baixo fiz dois furos para apoio da mesa de navegação)



A prateleira na cabine de bombordo “cozinha”.


Esta é a moldura externa da janela durante a colagem.


Legal, assim não teremos parafusos a mostra, do lado externo. Forma um degrau com a parede da cabine, onde se encaixa o policarbonato e mais uma moldura interna para aparafusar.

Custo
Item
67,43
frete do pedido de resina de julho
400
placa de policarbonato compacto cristal de espessura 6 mm x 2 m x 1 m
45,72
tabua de jequitiba de 300mm x 20mm x 3m

R$ 15298,12
Horas trabalhadas neste mês: 43
Total de horas trabalhadas: 673

Novembro de 2014

Passei a trabalhar nas tampas das gaiutas. Fiz o tampo para cada uma delas, quatro ao todo e respectivas bordas, com um sarrafo.
Ao invés das tampas serem deslizantes, como no projeto original, resolvi faze-las articuladas nas extremidades, com um pino de madeira, de 25 mm de diâmetro para o giro. Ainda, arredondei os cantos e impregnei com epoxi, as tampas das gaiutas e o teto interno das cabines.


Esta é uma das tampas das gaiutas, durante a colagem dos sarrafos de contorno.



Acima a tampa do paiol de proa com a presilha ao centro, para mante-la no lugar.


A tampa em seu devido lugar.


Custo
Item
232,77
âncora Danfort de 7,5 kg
255,58
Chave de bateria; Luzes de navegação (navegação:   verde e encarnada; alcançado e fundeio)
19
4 pinceis de 2"
314
âncora Bruce de 10 kg
123,3
regulador de tensão para placa solar
278
plaina elétrica

Como podem ver comprei mais equipamentos para o barco.

A propósito, um agradecimento especial aos amigos André e Iza do Veleiro Argos. Eles iniciaram uma viagem a bordo de seu belo barco o Argos, com o qual pretendem explorar nossa costa e depois...  ... bem só eles podem dizer. Conheçam esse casal impar em:



R$ 16520,77
Horas trabalhadas neste mês: 27
Total de horas trabalhadas: 700

Para o projeto do Tiki 26 são previstas 700 horas de trabalho, como podem ver faltam algumas coisinhas, tais como: pintar as cabines internamente, massear, lixar e pintar cabines externas e conveses, fibrar(laminar) e pintar os cascos externos, fazer as vigas de união; mastro; plataforma central; lemes, cana dos lemes, elétrica, etc, etc. É melhor nem pensar !!!!

Dezembro de 2014

Preparei e colei os apoios das vigas sobre o convés, a plaina elétrica me fez economizar em grande trabalho, pois as superfícies não são paralelas. Neste ponto o projeto não é exato, quanto ao comprimento destes apoios, é necessário consultar o desenho das vigas e determinar por si só o comprimento de cada apoio. Esse trabalho é um tanto entediante e por isso não tirei fotos.

Também fiz as tampas laterais das cabines e seus encaixes.


Este é o encaixe deslizante da tampa lateral da cabine de boreste, durante a colagem. Ele forma um canal que elimina o degrau na superfície externa da cabine.

Olha o resultado!


Superfície lisa, sem degrau pra incomodar as costas.


Mais uma da tampa lateral das cabines.

Custo
Item
669,39
Resina epoxi ( 12 kg)
66,41
frete da resina
120
placa de policarbonato de 2 mm x 1 m x 2 m para recobrir painel solar “quebrado”
5
dois pinceis de 1/2"
4,9
um pilcel de 2"
12
tinner para pintura
48
borracha de vedação das gaiutas

Meu amigo André me deu um painel solar de 150 W, que chegou da china com o vidro quebrado, mas funcionando. Vou cobri-lo com policarbonato para não entrar água (um painel deste custa mais de R$1.000,00) e com certeza vou achar um lugar para o painel na popa.

R$ 17446,47
Horas trabalhadas neste mês: 42
Total de horas trabalhadas: 742

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