Janeiro
de 2014
Mês de janeiro, época de férias, mas pra mim é uma
oportunidade de trabalhar no barco.
Instalei os complementos dos costados, em ambos os cascos.
Deu um trabalhão e precisei de ajuda para posicionar corretamente, prendi tudo
com parafusos e uma vez confirmado o posicionamento soltava um pouco os
parafusos, passava cola e apertava novamente os parafusos. Depois filetei o
degrau formado na parte interna, para dar mais resistência.
Esta é a proa de bombordo, notem os parafusos de fixação os quais
foram removidos após cura da cola. Isto foi feito de proa a popa.
O volume interno aumenta bastante com a parte de cima do
costado instalada.
Custo
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Item
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10
|
parafusos para fixação dos
complementos dos costados (50); dois pinceis de 1"
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20
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seis pinceis de 1"
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R$10589,86
Horas
trabalhadas neste mês: 55
Total
de horas trabalhadas: 350
Isto é praticamente a metade da construção, já que são
previstas 700 horas. Pelo andar do trabalho, mais um ano e eu terei meu barco.
É melhor nem pensar, e vencer uma etapa de cada vez.
A média mensal de gastos no ano de 2013 foi de R$882,50 com
média de 29,2 horas de trabalho por mês.
Fevereiro de 2014
Uma vez concluída a instalação dos complementos dos costados
é hora de colar os apoios das vigas.
Isto é exibido na
planta como “backing pad por front beam” e “backing pad for 2 cross beam”.
Fiz estes apoios primeiramente com compensado de 10 mm e
sobrepus uma placa de madeira maciça de 20 mm, para dar mais resistência.
Custo
|
Item
|
100
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madeira para os reforços dos cascos
de apoio as vigas
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713,92
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12 kg de resina epoxi para impregnar
e 1 kg de Aerosil (sílica pirogênica)
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14,4
|
custo do Doc
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6,8
|
dois pinceis de 1"
|
49
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sarrafos para reforço das cabines
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62
|
Frete do Rio de Janeiro para São
Caetano do Sul (Barracuda)
|
R$11535,98
Horas
trabalhadas neste mês: 30
Total
de horas trabalhadas: 380
Março de 2014
Colagem e reforço na proa e popa, término da filetagem
interna, lixamentos e duas demãos de resina epóxi na parte interna dos cascos.
Agora sim ta com jeitão de barco.
Nesta foto é possível ver a placa de união do costado e o
respectivo filete, em ângulo, para melhorar a resistência e o acabamento
futuro.
Este, com cara de nada com coisa nenhuma, é este que vos
escreve.
Custo
|
Item
|
16,8
|
dois pinceis de 1" e dois de
2"
|
984,4
|
4 placas de compensado de cedro naval
6 mm; 2 placas de 10 mm; uma placa de 20 mm
|
18
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6 metros de plástico para cobertura
do casco de bombordo (o anterior rasgou)
|
20
|
corte das longarinas do convés
|
7,8
|
dois pinceis de 2"
|
5,6
|
pincel de 1" e peneira para
tinta
|
2,5
|
soquete para lâmpada
|
R$12591,08
Horas
trabalhadas neste mês: 24,5
Total
de horas trabalhadas: 404,5
Abril de 2014
Neste mês trabalhei bastante, mas não gastei um centavo.
Lixei a parte interna limpei com vassoura, aspirador de pó,
pano com álcool e apliquei o Galverette. Instalei alguns sarrafos do convés de
popa e comecei a colocar os conveses.
O Galverette é espesso e elimina muitos defeitos do
acabamento, além de ser bem resistente e difícil de lixar, até mesmo com a
lixadeira orbital.
Os sarrafos postos abaixo do convés ficam muito flexíveis,
por isso coloquei mais um na parte inferior, formando uma viga (fiquei
satisfeito com o resultado).
Usei uma série de grampos, sobre um apoio de madeira, para fixar o convés.
O convés de popa visto pelo lado interno. Notem que os
sarrafos abaixo do convés apresentam um perfil de “T”.
Vai
é dar trabalho pra impregnar com epoxi, a parte interna do convés (Ohh, lugar
apertado!)
R$12591,08
Horas
trabalhadas neste mês: 39,5
Total
de horas trabalhadas: 444
Maio de 2014
O mês de maio foi todo dedicado a instalação dos conveses.
No projeto original, os conveses são todos unidos no sentido
longitudinal, e depois é feito um arremate com uma longarina na superfície
superior. Resolvi não fazer dessa forma, pois creio que isto prejudica o
formato final em arco.
Coloquei placas individuais e uni na transversal, Vejam o
resultado.
Na proa uni três
placas, portanto duas uniões.
Esta também é a proa.
Esta é a popa de boreste, notem que faltou um pouco no
comprimento, instalado posteriormente com facilidade.
Os conveses foram colados com sobra lateral de material o
qual, após a cura da resina, filetei a junção entre costado e convés e por fim,
cortei com serra tico-tico, lixei com a lixadeira de cinta e arredondei a borda
(isso dá um trabalhão).
O resultado final na proa.
Custo
|
Item
|
9,8
|
dois pinceis de 2`
|
15,5
|
uma caixa de luvas, com cem luvas
|
R$12616,38
Horas
trabalhadas neste mês: 37
Total
de horas trabalhadas: 481
Junho de 2014
Uma vez concluída a instalação dos conveses, chegou o
momento de montar as cabines.
Primeiramente, o degrau formado entre o teto e a lateral da
cabine não me agrada, pois vai incomodar as costas da tripulação. Assim, fiz um
quadro na cabine e colei teto e laterais neste quadro, o que aumenta e
resistência e logicamente o peso, mas creio que ficou bom.
Coloquei estes sarrafos ao longo das laterais das cabines. A
colagem do teto e laterais foi fácil, mas...
é claro, aquele velho problema da dimensão do compensado nacional voltou
a atacar, e tive de fazer uma emenda.
Olha ai o teto, faltando um pedaço!! Novamente usei
parafusos para unir tudo os quais retirei, após a cura do epóxi (tranqüilo).
Custo
|
Item
|
20
|
pagamento pelo corte das longarinas
das cabines
|
372
|
Rádio VHF fixo (rádio 350 ; frete 22)
|
3
|
parafusos (20) para fixação das
lateraia da cabine + broca para pré furo
|
663,39
|
Resina epoxi 12 kg (Barracuda)
|
14,4
|
valor do doc
|
3
|
picel de 1/2"
|
R$
13692,17
Horas
trabalhadas neste mês: 34
Total
de horas trabalhadas: 515
Julho de 2014
Mais um mês bem aproveitado. Filetei interna e externamente
as cabines, laminei a junção entre costado e lateral da cabines (conforme
projeto original), traçado e corte das janelas e gaiutas, arredondamento da
junção teto/lateral das cabines.
As janelas de boreste.
Abri duas gaiutas em cada casco.
Vista interna da cabine, de proa para popa.
Custo
|
Item
|
35,5
|
balança eletrônica ( a anterior
pifou)
|
212
|
antena do rádio VHF
|
60
|
frete da antena
|
240,1
|
cintas de lixa; balança tipo
pescador; fecho rápido; cabo 14 mm para âncora; fogão de duas bocas; óculos
de proteção
|
R$
14239,77
Horas
trabalhadas neste mês: 61,5
Total de
horas trabalhadas: 576,5
Agosto
de 2014
Voltei
a trabalhar nos conveses, agora com a laminação com tecido de fibra de vidro.
Esta
laminação é feira entre convés e lateral. Aqui uma advertência: o raio entre
convés e lateral deve ser de aproximadamente 10 milímetros, se não a fibra não
copia o formato. Sofri um bocado!!
As
popas já laminadas. Ficaram realmente bonitas. Dá vontade de deixar assim
mesmo, sem pintura!
Meia
cabine laminada e ainda faltando recortar o excesso de fibra, na janela e gaiuta.
Custo
|
Item
|
35
|
plástico para cobertura de um casco
|
149,6
|
fibra de vibro; tecido de 200 gr/m2 ;
20 metros
|
235
|
pistola de pintura com bico de 4 mm
|
9,8
|
pincel de 2 " para aplicar epoxi
|
19
|
4 pinceis de 2”
|
R$
14688,17
Horas
trabalhadas neste mês: 27,5
Total de
horas trabalhadas: 604
Setembro de 2014
Vamos em frente, devagar e sempre. Este mês foi praticamente
todo dedicado a laminação externa das cabines e convés. Além disso, ainda colei
os sarrafos de contorno das gaiutas.
A parte frontal da cabine já laminada.
As proas laminadas e com a borda do paiol.
A cabine com as bordas já coladas.
Custo
|
Item
|
22
|
5 pinceis de 2"
|
74,8
|
fibra de vidro 10 m2
|
R$
14784,97
Horas
trabalhadas neste mês: 26
Total de
horas trabalhadas: 630
Outubro de 2014
Fiz os degraus das cabines, uma
prateleira na cabine de bombordo, cortei a madeira para as tampas dos paióis e
das gauitas. Também cortei o policarbonato das janelas e comecei a colar a
moldura eterna das janelas.
Os degraus do casco de boreste. (No de cima pretendo instalar uma bússola; no de baixo fiz dois furos para apoio da mesa de navegação)
A prateleira na cabine de bombordo
“cozinha”.
Esta é a moldura externa da janela
durante a colagem.
Legal, assim não teremos parafusos a
mostra, do lado externo. Forma um degrau com a parede da cabine, onde se encaixa o policarbonato e mais uma moldura interna para aparafusar.
Custo
|
Item
|
67,43
|
frete do pedido de resina de julho
|
400
|
placa de policarbonato compacto
cristal de espessura 6 mm x 2 m x 1 m
|
45,72
|
tabua de jequitiba de 300mm x 20mm x
3m
|
R$
15298,12
Horas
trabalhadas neste mês: 43
Total de
horas trabalhadas: 673
Novembro de 2014
Passei a trabalhar nas tampas das
gaiutas. Fiz o tampo para cada uma delas, quatro ao todo e respectivas bordas,
com um sarrafo.
Ao invés das tampas serem deslizantes,
como no projeto original, resolvi faze-las articuladas nas extremidades, com um
pino de madeira, de 25 mm de diâmetro para o giro. Ainda, arredondei os cantos e
impregnei com epoxi, as tampas das gaiutas e o teto interno das cabines.
Esta é uma das tampas das gaiutas, durante a colagem dos
sarrafos de contorno.
Acima a tampa do paiol de proa com a presilha ao centro,
para mante-la no lugar.
A tampa em seu devido lugar.
Custo
|
Item
|
232,77
|
âncora Danfort de 7,5 kg
|
255,58
|
Chave de bateria; Luzes de navegação (navegação: verde e encarnada; alcançado e fundeio)
|
19
|
4 pinceis de 2"
|
314
|
âncora Bruce de 10 kg
|
123,3
|
regulador de tensão para placa solar
|
278
|
plaina elétrica
|
Como podem ver comprei mais equipamentos para o barco.
A propósito, um agradecimento especial aos amigos André e
Iza do Veleiro Argos. Eles iniciaram uma viagem a bordo de seu belo barco o
Argos, com o qual pretendem explorar nossa costa e depois... ... bem só eles podem dizer. Conheçam esse
casal impar em:
R$
16520,77
Horas
trabalhadas neste mês: 27
Total de
horas trabalhadas: 700
Para o projeto do Tiki 26 são previstas
700 horas de trabalho, como podem ver faltam algumas coisinhas, tais como:
pintar as cabines internamente, massear, lixar e pintar cabines externas e
conveses, fibrar(laminar) e pintar os cascos externos, fazer as vigas de união; mastro;
plataforma central; lemes, cana dos lemes, elétrica, etc, etc. É melhor nem
pensar !!!!
Dezembro de 2014
Preparei e colei os apoios das vigas
sobre o convés, a plaina elétrica me fez economizar em grande trabalho, pois as
superfícies não são paralelas. Neste ponto o projeto não é exato, quanto ao
comprimento destes apoios, é necessário consultar o desenho das vigas e
determinar por si só o comprimento de cada apoio. Esse trabalho é um tanto
entediante e por isso não tirei fotos.
Também fiz as tampas laterais das
cabines e seus encaixes.
Este é o encaixe deslizante da tampa
lateral da cabine de boreste, durante a colagem. Ele forma um canal que elimina
o degrau na superfície externa da cabine.
Olha o resultado!
Superfície lisa, sem degrau pra
incomodar as costas.
Mais uma da tampa lateral das cabines.
Custo
|
Item
|
669,39
|
Resina epoxi ( 12 kg)
|
66,41
|
frete da resina
|
120
|
placa de policarbonato de 2 mm x 1 m
x 2 m para recobrir painel solar “quebrado”
|
5
|
dois pinceis de 1/2"
|
4,9
|
um pilcel de 2"
|
12
|
tinner para pintura
|
48
|
borracha de vedação das gaiutas
|
Meu amigo André me deu um painel solar
de 150 W, que chegou da china com o vidro quebrado, mas funcionando. Vou
cobri-lo com policarbonato para não entrar água (um painel deste custa mais de
R$1.000,00) e com certeza vou achar um lugar para o painel na popa.
R$
17446,47
Horas
trabalhadas neste mês: 42
Total de
horas trabalhadas: 742
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